quarta-feira, 8 de junho de 2011

Inscrito deve acompanhar sistema até a efetivação da inscrição

A confirmação da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 ocorre de forma distinta para dois grupos de inscritos: os isentos e os pagantes. Os isentos têm sua participação confirmada logo após concluírem a inscrição. Já os pagantes são confirmados depois da compensação do valor de R$35,00, pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Simples) em qualquer agência do Banco do Brasil.
Essa compensação pode levar alguns dias, mas o inscrito deve ficar atento ao processo de inscrição no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, acompanhando sua situação até que a inscrição esteja validada. Em caso de eventuais dúvidas, é possível buscar atendimento por meio do telefone 0800616161, ligação gratuita, ou via formulário de atendimento ao cidadão, disponível em:http://portal.inep.gov.br/institucional-faleconosco.
Todos os estudantes matriculados no último ano do ensino médio em 2011 (os concluintes) da rede pública são automaticamente isentos, desde que informem corretamente a escola no momento da inscrição. Os demais podem solicitar a isenção declarando carência. Para isso, devem pertencer a família de baixa renda ou estarem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com base nas informações prestadas durante a inscrição, o próprio sistema do Enem confirmará ou não o pedido de carência. O resultado do pedido estará disponível no término da inscrição, depois de preenchido o questionário socioeconômico.
Os inscritos não-isentos deverão efetuar o pagamento da taxa até o dia 13 de junho. O não pagamento do boleto até essa data resultará no cancelamento da inscrição. Também terão a inscrição invalidada o participante que pagar um valor menor que a taxa, conforme definições do edital do exame.
Assessoria de comunicação Inep/MEC

0 comentários: