sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Baía Formosa festeja sua gastronomia


Encontros culinários com vista para o mar costumam abrir o  apetite com facilidade. Baía Formosa, recanto paradisíaco a 90 km de Natal, aproveita o cenário natural para realizar a 3ª edição de seu Festival Gastronômico e Cultural, evento que faz a alegria de quem aprecia boas degustações ao lado de um belo passeio turístico. De hoje (sexta) até domingo, bons de garfo e turistas poderão apreciar uma programação com oficinas, degustações, exibições de filmes, apresentações musicais e a 'cozinha show', sob o comando de vários chefs convidados. O evento é aberto ao público e as oficinas são gratuitas. 

 "Além de bela, Baía Formosa é um pólo pesqueiro. O festival sempre enfatizou isso, e agora vamos trabalhar bastante todos os frutos do mar que a cidade recebe, não só a albacora", afirma Walde Faraj, coordenador geral. A albacora é um peixe similar ao atum, pescado especialmente nesta parte da costa potiguar, e se mantém como carro-chefe do cardápio. Rende os mais diversos pratos nas boas mãos dos chefs.

A estrutura do evento fica montada logo à entrada da cidade, uma área central de onde se pode ver toda a baía. Os sabores da região ficarão concentrados nas demonstrações da cozinha-show. Nesta sexta, a partir das 17h, o festival recebe a nutricionista do restaurante Camarões, Juliana Garcia, para uma oficina sobre a manipulação de alimentos. Na sequência, o chef convidado José Wilton fará uma oficina surpresa, seguido de 'oficina Fusion Regional' com Cacau Wanderley (Coordenadora do curso de gastronomia da UnP), oficina de cardápio de cerimonial do chef Gabriel Camilo, mais oficina de drinques de Marcelo Labre, encerrando à 0h com oficina coletiva dos chefs.

A cozinha do sábado será aberta para a criançada. O chef Ângelo Medeiros vai comandar a oficina infantil, das 12 às 13h. Em seguida, para os adultos, a chef Sanylle Faraj (Guinza) fará uma 'oficina interativa'. Na sequência, oficina de cozinha contemporânea com chef Márcio Freire (Praia Devassa), e a sempre 'oficina inusitada' do chef Tadeu Lubambo (Restaurante Camamo). Das 22h às 23h, a Chef do Ano pela Veja Natal, Sônia Benevides (O Bule) e o sommelier Rodrigo Lima (Gran Cru) realizam oficina com o tema 'Cozinha molecular' e harmonizações. A gastronomia segue até 0h com o chef François Schmmit (Camarões) realizando a "Cozinha criativa a la Minuta". 

No domingo, Ângelo Medeiros volta com sua "Panelinha infantil", ao meio-dia. A partir das 13h tem oficina de degustação para a população, com equipe de estagiários do festival. O festival encerra com chef Áurea, realizando oficina interativa, a partir das 14h30.

A programação cultural do festival de Baía Formosa também abre o apetite. A sexta-feira vai abrir com um festival de cinema realizado pela comunidade local - vale ressaltar que a prefeitura municipal é um dos realizadores do evento. Em seguida terão shows de Rodolfo Amaral e banda, com seu samba nostálgico, e  Meirinhos do Forró. No sábado, um som mais pop e sofisticado com a Banda Café, Macaxeira Jazz e Diogo Guanabara. Para o domingo, apresentações de bandas locais e grupos de coco de roda e danças típicas.

Para Walde Faraj, o festival à beira mar tem um clima diferente daqueles realizados nas serras e cidades sem praia. "É como uma abertura de verão. Todo mundo só quer praia, mar e sol. Mudo o clima, o visual e até os ingredientes da comida. E Baía Formosa tem ótimas pousadas, e toda uma cara de balneário turístico. É o lugar ideal para curtir e degustar", conclui.

0 comentários: