quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Como se preparar às vésperas do Enem 2012



Estudante deve conhecer local de prova e aproveitar o tempo que falta para relaxar


Do Guia do Estudante - Carolina Vellei | 01/11/2012 13h16

É comum bater aquele friozinho na barriga à medida que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima. Só não vale deixar com que essa sensação se transforme em nervosismo. Para ajudá-lo a ficar mais tranquilo, o GUIA DO ESTUDANTE separou algumas dicas para você aproveitar bem o tempo que resta até a prova.


Evite estudar conteúdos novos

É fato: não dá para estudar em dois dias o que você não conseguiu estudar em um ano. O professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibulares do Anglo, recomenda que você tente apenas resolver um simulado ou alguma prova anterior. Isso será bom para quem ainda não conhece a prova e também para quem não conseguir ficar parado até o exame.



“Se encontrar alguma dúvida em alguma questão, tente estudar só aquela, porque não dá tempo de resgatar toda a matéria”, explica. Desse jeito, você evita entrar na neura de querer estudar tudo na última hora – o que é humanamente impossível – e poderá dar um descanso ao seu amigo cérebro.

Alimente-se de maneira equilibrada

O GUIA DO ESTUDANTE preparou algumas dicas para você se alimentar de maneira adequada na semana da prova e no próprio dia do exame. Dá para conferir dicas até do que você deve levar (e do que deixar em casa) para o Enem.



Conheça o local de prova

Mais um motivo para ficar tranquilo: este ano tem feriado antes do Enem. É uma boa oportunidade de aproveitar o tempo livre e conhecer o local de prova com antecedência. Parece bobagem, mas muitos estudantes perdem a prova por não conhecer o percurso. “O aluno poderá calcular o tempo que levará para chegar e colocar uma boa margem para evitar sustos”, recomenda o professor Alberto.
O melhor é chegar às 12h, segundo o coordenador. Assim você poderá aproveitar o tempo que sobra para relaxar, já que chegar em cima da hora pode prejudicar o seu desempenho na prova.

Aproveite para se distrair

Dá para fazer bem mais atividades no feriado além de visitar o local de prova. Você precisa estar com a mente em dia e nada melhor do que aproveitar o tempo livre fazendo aquilo que se gosta.



Pratique esportes, leia um livro, vá ao cinema, saia com os amigos ou com a(o) namorada(o). A recomendação do professor Alberto é fazer um passeio mais tranquilo, então, nada de balada! Visite um parque, uma exposição de arte... A lista irá variar de acordo com suas preferências. Mas, cuidado para não ficar fora até tarde! Durma cedo no dia anterior à prova para descansar bem.

0 comentários: