domingo, 10 de abril de 2011

Universidades públicas elaborarão itens para a prova do Enem

Inserir universidades no processo de montagem de suas provas, aumentar o número de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) em menos tempo e transferir às universidades públicas conhecimentos sobre avaliações em larga escala. Com esses objetivos, o Inep lançou chamada pública convocando instituições públicas de educação superior interessadas em elaborar e revisar itens para a prova do Enem.

O Enem é composto por uma redação e quatro provas, cada uma de uma área do conhecimento: matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias. Cada prova é composta por 45 itens. O ideal é que o BNI tenha, no mínimo, 20 mil itens por área do conhecimento.

A chamada pública foi publicada na edição de ontem (28 de março) do Diário Oficial da União e estabelece que as instituições públicas – municipais, estaduais ou federais – interessadas em participar do processo se cadastrem no endereço eletrônico http://bni.inep.gov.br/inscricao. O período para cadastramento é do dia 30 de março ao dia 15 de abril.

Após o cadastramento, o Inep oferecerá capacitação aos coordenadores-gerais e coordenadores de área sobre os pressupostos teóricos e metodológicos sobre avaliação em larga escala, instrumentos de medida, matrizes de referência, elaboração e revisão de itens. Somente após as capacitações as instituições estarão credenciadas a participar do trabalho.

Após assinatura de termo de sigilo e compromisso, a instituição deverá capacitar elaboradores e revisores de itens – que deverão ser servidores ativos, na área de docência ou pesquisa. Eles irão elaborar os itens segundo a demanda do Inep e, após a conclusão do trabalho, enviar o conjunto de itens elaborados e revisados.

Esses itens serão, então, submetidos a revisão pelo Inep e, posteriormente, a pré-testagem. Apenas depois disso estarão prontos para compor  o Banco Nacional de Itens.

Documentos
Assessoria de comunicação do Inep/MEC

0 comentários: